terça-feira, 7 de maio de 2013

Os desafios de U$ 1.000.000,00 da matemática

   Atualmente, existem seis desafios na matemática cuja solução renderá um milhão de dólares para quem conseguir resolvê-los. Você sabia que é possível, então, tornar-se milionário estudando matemática? Basta você conseguir resolver um destes seis "enigmas" matemáticos.
   Mas vamos entender melhor esta história. A coisa toda foi iniciada pelo Clay Mathematics Institute ( Instituto Clay de Matemática), no início do ano 2000, no Collège de France, em Paris. Neste mesmo local, no ano de 1900, o matemático alemão David Hilbert, expôs mais de duas dezenas de problemas matemáticos que seriam o grande desafio para o século XX para esta tão nobre matéria.
   Vou apenas mencionar o mais próximo da compreensão do grande público; pois, os outros problemas são  de difícil compreensão para quem não é do ramo matemático. Vou falar então sobre a hipótese de Riemamm, para os números primos. Veja bem, não que seja fácil resolver este problema que eu pretendo te explicar a seguir; mas é mais fácil de entender do que se trata, já que os outros 5 desafios são difíceis até para os melhores matemáticos do mundo. E com certeza este que envolve os números primos também é dificílimo!
   Lembrando que os números primos são queles que só apresentam dois divisores naturais, ele mesmo e a unidade, ou seja, o número 1.
   E para você recordar a matéria lá da 5ª série, hoje 6º ano do ensino fundamental de 9 anos, o conjunto dos números primos é : 2,3,5,7,11,13,17,19,... Trata-se, então de um conjunto infinito, que só tem um único número par ( o número 2).
   O desafio consiste basicamente em achar a razão matemática, ou seja, a lógica matemática desta sequência numérica; uma fórmula que expresse a partir de um dado número primo, todos os outros.
   Quer tentar? Então comece pelo número 2, e por exemplo adicione 1 e terá o numero 3, até aqui tudo 100% para almejar o prêmio do instituto Clay; então a partir do número 3 se você somar 1 dá 4 o que já tirou o teu sonho..., mas não desanime, é só somar 2, então vamos lá 2+1=3, 3+2=5, 5+3 (pois na sequência, então temos que somar 3 para manter a lógica matemática) e 5+3=8 que não é um número primo! Pelo que você já viu não é tão fácil assim resolver este desafio.
    Um alemão chamado Riemmam acreditava ter descoberto uma fórmula para resolver este problema; porém, até hoje ninguém conseguiu provar que sua hipótese (chamada na matemática de hipótese de Riemmam) está ou não correta para todos os números primos.
    Então este é o desafio, encontrar uma fórmula que explique a distribuição de todos os números primos, ou seja, que explique a lógica matemática da sequência de todos os números primos.
    Com certeza existem pessoas pensando neste problema agora, enquanto você está lendo esta publicação, mas se alguém vai achar a resposta para este desafio nos próximos dias, meses ou anos, só o futuro poderá dizer. Existe a possibilidade de ninguém conseguir, já que é este um dos mais de 20 desafios da matemática do século XX propostos em 1900 por David Hilbert, já mencionado nesta postagem e que perdura até hoje.
    Os outros  desafios que valem U$ 1.000.000,00 do instituto Clay, são:
    1) A conjectura de Hodge;
    2) P versus NP;
    3) A existência de Yang-Mills e a falha na massa (Teoria de Yang-Mills);
    4) A existência e suavidade de Navier-Stokes ( Equações de Navier-Stokes);
    5) A conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer.
    Aí, deixo por tua conta e para o tamanho da tua curiosidade, pesquisar o que são estes problemas.
    Detalhe: Se alguém achar que conseguiu encontrar a resposta de algum destes desafios, antes de reclamar o prêmio junto ao instituto Clay, é melhor ler o regulamento que já li uma vez. O original, está em inglês e não é nada fácil de ser cumprido a risca. Mas não é impossível; portanto, boa sorte...Você vai precisar se tentar, é claro!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Simone. Obrigado pelo seu comentário. Acessei a Amazon e vi seu trabalho. Parece ser bem interessante. Espero poder ler na íntegra quando tiver um tempinho. 40 anos de estudo na área, parabéns pelo esforço e dedicação, afinal a vida é feita de desafios!

      Excluir