segunda-feira, 13 de maio de 2013

Como se dar bem em concursos públicos

   Bom, você estudante que está se preparando para prestar um vestibular ou um vestibulinho e até mesmo você que já terminou os estudos e quer ingressar na carreira pública, vou te mostrar nesta postagem que mesmo se você não souber uma questão em testes e for chutar uma alternativa, se você tiver um certo conhecimento matemático sobre este tópico em questão, você aumentará suas chances de acerto, pois até para chutar se você conhecer um pouco de estatística poderá se dar melhor do que aqueles que não dominam este assunto.
   Pense do ponto de vista de quem elabora uma prova em testes, uma prova de 100 questões, por exemplo, a pessoa que elabora a prova em forma de testes de múltipla escolha, jamais colocará todas as 100 alternativas certas em uma única letra, pois correria o risco de um aventureiro qualquer, chutar tudo numa letra, sem saber absolutamente nada e passar em 1º lugar, portanto, isto provavelmente jamais acontecerá, salvo alguma displicência ou falta de atenção por parte do elaborador da prova. Corre-se o risco também daquele bom aluno resolver as 10 primeiras questões e verificar que todas estão dando, por exemplo, letra a), então ele escolheria mais umas 2 ou 3 questões ao acaso a cada bloco de 10 questões e constataria o erro do elaborador da prova e iria direto para o gabarito, acertando também 100% das questões.
   Quando se elabora uma prova tipo teste de múltipla escolha, quem elabora a prova deve ter o cuidado de balancear a quantidade de alternativas certas pela quantidade de letras presentes nos testes ( em geral, 5 letras: a, b, c, d,e).
   Portanto numa prova de 100 questões, teremos aproximadamente 20 questões certas na alternativa a), 20 na b) e assim por diante, com uma pequena variação para mais ou para menos; exemplificando, se tivermos 22 alternativas certas na letra a), na b) compensamos colocando só 18, para termos um equilíbrio em relação as alternativas corretas. Esta proporção dificilmente vai variar, pois isto é estatística e provas que fogem disto, são aquelas que não são feitas para medir conhecimento, mas única e exclusivamente para aprovar o maior número de pessoas possíveis, que dificilmente aparecem.
   Então, como professor de matemática, o procedimento que te aconselho a fazer é o seguinte:
   1º) Resolva todas as questões que você domina o assunto e tem certeza que sabe o que está fazendo;
   2º) Passe para as questões que você tem um certo conhecimento e tente resolvê-las, pois você verá que mesmo tendo dúvidas entre uma e outra alternativa, você conseguirá eliminar boa parte das alternativas que não tem nada a ver com o que se pede;
   3º) Assinale a lápis as alternativas no gabarito da prova, aí some a quantidade de respostas a), b), c), d), e), e lembre-se do que você acabou de ler, numa prova de 100 questões, como no exemplo aqui mencionado,  você terá aproximadamente 20 letras a) como respostas certas, 20 letras b) e assim sucessivamente;então volte as questões que você ficou em dúvida e com base nesta conta que você fez, chute com conhecimento matemático, ou seja, veja a(s) letra(s) que está(ão) com menos alternativas assinaladas e marque suas respostas nesta(s), fazendo isto, você aumentará bastante suas chances de acerto e por último vá para aquelas que você não domina nada ou quase nada do assunto e utilize esta mesma técnica.
    E isto é matemática! Você está usando conhecimentos matemáticos para, mesmo que chutando, ter a possibilidade de acertar mais questões, portanto você estudou este assunto e isto não é ser anti-ético, mas ser bem informado!
    Eu, pessoalmente, não gosto de provas tipo testes de múltipla escolha, sou adepto de provas dissertativas ("escritas"), pois exprimem melhor se o candidato ou aluno domina o conteúdo ou não; porém estas são mais caras  e mais trabalhosas para as bancas examinadoras corrigirem. Gosto do estilo da FUVEST de São Paulo, que 1º utiliza uma prova tipo teste na 1ª fase de seu vestibular, para depois, com uma média de 2 a 3 candidatos por vaga, aplicar provas dissertativas, garantindo assim que somente os melhores candidatos sejam aprovados.
    Então fica aqui esta dica, e se um dia você se deparar com alguma prova tipo teste na sua vida, espero que este texto te ajude a ser aprovado, pois algumas vezes, por um simples décimo de um ponto, estará em jogo sua aprovação ou não. Mas lembre-se, estude e estude muito para passar nos vestibulares, vestibulinhos e afins, pois só no chute será quase que impossível você ser aprovado nos melhores concursos.
Se você for sem saber nada e só para chutar, nem vá, vai perder seu tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário