quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Sistema Binário de Numeração (Bits e Bytes)

   Este é um sistema de numeração, como dito no próprio nome, que tem como base dois números somente, os nºs 1 e 0.
   Este sistema de numeração é utilizado nos computadores, onde um dígito (0 ou 1) é chamado de bit (Binary digit, em inglês). E juntando-se 8 bits temos um byte.
   Vamos entender melhor, no computador, cada letra, número ou símbolo que você digita é chamado de caracter. E cada caracter é equivalente a um byte. Portanto para digitar a letra b, por exemplo, o computador utiliza-se de 8 bits.
   
   Entenda melhor algumas unidades de medidas que você verá no seu computador:

   Estas medidas de armazenamento não são múltiplos de 10, como geralmente vemos em quase todas as unidades de medidas que conhecemos.
   Um quilobyte equivale a 1024 bytes, pois 1 byte é constituído de 8 bits.
   Colocaremos isto numa lista que a maioria dos manuais de programação e livros de matemática aplicada trazem:
          1 bit = 0 ou 1
          1 byte = 8 bits
          1 quilobyte( KB) = 1024 bytes ou 8192 bits
          1 megabyte(MB) = 1024 Kbytes, 1.048.576 bytes ou 8.388.608 bits
          1 gigabyte(GB) = 1024 Mbytes, 1.048.056 kbytes, 1.073.741.824 bytes ou 8.589.934.592 bits
    Hoje, 14/05/13, existem computadores de uso pessoal que trabalham com valores na casa dos terabytes (TB), ou seja 1024 Gbytes

    Por exemplo, você ao clicar na letra b do seu teclado, (dispositivo de entrada), o computador recebe uma informação, vai transformá-la e apresentará o resultado no monitor (dispositivo de saída), isso é o que chamamos de processamento, e é neste processamento que seu computador utiliza-se dos números binários.      Ou seja, ao clicar na letra b do teclado, vai uma informação, por exemplo 1001011, para o computador na sua parte interna, ele processa esta informação e a envia para o monitor e você então visualiza na tela a letra b que digitou.

   A velocidade do processamento:

   No computador temos o processador que é o componente responsável por processar as informações; sua velocidade é medida em hertz (ciclos por segundo), atualmente os processadores trabalham na casa dos Gigahertz (GHz)
   Por exemplo, um processador com taxa de clock de 3,2 GHz é capaz de executar 3,2 bilhões de operações por segundo.

   * Curiosidade: Hoje no Brasil, temos basicamente, na maioria dos casos (residências), velocidades de internet banda larga que variam de 1MB por segundo a 35 MB por segundo, fazendo um apanhado geral das  empresas que fornecem este tipo de serviço. Comparando-se as velocidades no Brasil e no Japão, aqui a internet de 2MB é uma das mais utilizadas e no Japão já chegaram a incríveis 1500 MB por segundo ( é a maior velocidade de banda larga do mundo na atualidade). Neste item caberá a você escolher o melhor custo-benefício e pesquisar nas operadoras de banda larga os preços e a disponibilidade dos serviço na sua região.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário