quarta-feira, 17 de abril de 2013

Português X matemática

  Para você que acha a matemática complicada, vou te mostrar que não é bem assim; pois  a língua portuguesa é muito mais difícil do que a matemática. Veja o que está descrito nesta postagem e comprove o que eu estou dizendo.
  A uns anos atrás, já não me lembro mais exatamente, um professor de matemática explicou o seguinte: para escrevermos números, podemos usar os números ordinais e os cardinais, você já leu e escreveu muitas vezes números que indicam ordem, por exemplo, 223º (ducentésimo, vigésimo terceiro) que é bem difícil de guardar na cabeça a leitura deste e de outros números ainda maiores. Então aquele meu professor deu a seguinte ideia, troque a leitura toda por um sufixo que chamou de "ésimo" e com isso você poderá escrever qualquer número ordinal sem precisar de nenhum grande esforço nem para escrever e muito menos para ler o mesmo. Exemplos: 12º  (décimo segundo) viraria 12-ésimo; 68º (sexagésimo oitavo) viraria 68-ésimo e assim por diante. Você já imaginou escrever a pronúncia do número 123456789º ? Seria tudo mais simples com a regra prática aqui descrita, bastava escrever 123456789-ésimo e estaria resolvida a questão. Até hoje eu me pergunto por que razão tal ideia que aquele meu professor teve ainda não foi utilizada, já que é extremamente mais prática do que as regras gramaticais atuais.
  Espero que após você ler este artigo, caro leitor, você mesmo consiga concluir que complicado é a língua portuguesa e não a matemática! Pelo menos para mim a matemática é muito mais simples...

Nenhum comentário:

Postar um comentário